Abraão – um homem que andou pela fé

Passo a passo, Deus começou – e Abraão respondeu.


Introduction

Então o Senhor disse a Abrão: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem.  E por meio de você todos os povos da terra serão abençoados”.

– Gênesis 12.1-3

Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo.

– Hebreus 11.8

Dentre as nações da terra Deus chamou um homem conhecido  como Abraão. Deus mandou Abraão deixar sua casa e ir para uma terra que Ele lhe mostraria. Abraão fez como Deus disse, levando tudo e todos que lhe pertenciam. Deus prometeu que Abraão possuiria essa terra e se tornaria o pai de uma grande nação. E que através dele todas as nações da terra seriam abençoadas. Foi uma promessa estranha, pois Abraão e sua esposa Sara não tinham filhos. Mas Abraão obedeceu a Deus assim mesmo e guiou o seu povo para a terra de Canaã.

– A ESPERANÇA, Capítulo 5

Observe e considere

Na lição anterior vimos como Deus criou as nações do mundo. Aprendemos também que o objetivo final de Deus é trazer união e bênção às nações e glória a Deus. Nesta lição examinaremos um acontecimento que representa um passo muito significativo nessa direção.

Dentre todas as nações Deus chamou um homem chamado Abraão. Só podemos imaginar como foi quando Abraão contou à sua esposa, Sara, o que havia ouvido de Deus.

Abraão: Vamos arrumar as coisas e deixar o nosso lar.

Sara: Por que faríamos isso?

Abraão: Porque Deus mandou.

Sara: Por que Ele faria uma coisa desta?

Abraão: Porque Deus vai fazer de mim pai de uma grande nação, e Ele vai abençoar todas as nações por meio de mim.

Sara: Mas nem temos filhos.

Abraão: Eu sei.

Sara: E nenhum de nós é jovem.

Abraão: Eu sei.

Sara: Para onde vamos, então?

Abraão: Não sei.

Abraão não tinha nada sobre o que pudesse basear suas ações... nada a não ser a sua fé em Deus. Mas ele tomou o passo que Deus lhe ordenara. E hoje Abraão é conhecido como pai das três maiores religiões: cristianismo, judaísmo e islamismo 1 Sem dúvida, ele é uma das figuras mais importantes de toda história. Seu nome aparece na Bíblia mais de 260 vezes, em geral como exemplo de um homem de grande fé.

A partir dessa história, observe duas coisas quanto à fé de Abraão:

1. Deus foi quem deu início à jornada de fé de Abraão. Deus disse a Abraão que deixasse seu lar e que faria dele pai de uma grande nação e uma bênção a todas as nações. Não foi Abraão quem teve essa ideia e depois disse: “Se eu tiver fé suficiente (ou me esforçar o suficiente para alcançar), então vai acontecer”. Hebreus 11.1 diz que a fé “é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.” Abraão tinha uma convicção vinda de Deus sobre um futuro que ele não podia ver. Isso é fé bíblica. Ele recebeu uma promessa de Deus, creu e reagiu a ela.

2. Abraão respondeu a Deus com um passo de cada vez. 2 Coríntios 5.7 diz que aqueles que confiam em Deus “vivem pela fé, e não pelo que vemos.” Andar requer um passo de cada vez. Ainda que Abraão tivesse uma convicção vinda de Deus sobre onde sua jornada de fé terminaria (como uma bênção para todas as nações), ele não tinha nenhuma ideia de como isso iria se desenrolar. Abrão conhecia apenas o passo seguinte que Deus lhe indicava – deixar seu lar e viajar para outra terra.

Pergunte e reflita

  • Que semelhanças você vê entre a fé de Noé (Lição 23) e a fé de Abraão?
  • Se você estivesse no lugar de Abraão, como acha que responderia ao chamado de Deus? Por que?
  • O que é preciso para que alguém responda a Deus da maneira como Abraão respondeu?

Decida e aja

Efésios 2.10 diz que fomos criados por Deus para “para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos”.  Note que é Deus quem prepara as boas obras de antemão. A iniciativa é de Deus. Como Abraão, nós não inventamos o nosso propósito, e com certeza não é nosso papel fazer com que ele se cumpra. Nosso papel é andar nesse propósito, como Abraão, um passo de cada vez.

Para Abraão poder ouvir o chamado de Deus, era preciso que ele estivesse escutando. E você não conseguirá reconhecer a voz Dele se não O conhecer. Para saber mais sobre como conhecer a Deus, vá para a seção intitulada Conhecendo a Deus no fim deste guia de estudo.

Se você acredita que Deus o chamou para fazer algo (por ex., preparar-se para uma carreira, procurar um novo emprego, etc.), não se preocupe com a meta final. Peça a Deus que lhe mostre o primeiro passo, e pela fé, dê esse passo.

For Further Study

Footnote

1Abraham. (http://www.answers.com/topic/abraham). Retrieved October 10, 2006.