A pergunta universal
Existe um propósito… para o mundo e para mim?
Introdução
O vídeo ESPERANÇA começa com estas palavras…
Ao longo do tempo as pessoas têm analisado o mundo no qual vivemos, a complexidade e beleza da natureza, o mistério da vida e da morte, a profundidade da alegria e do sofrimento humanos e se perguntam: “Como tudo isto veio a existir? Este mundo é resultado do acaso ou de um grande plano? Existe alguma coisa, ou alguém, por trás de tudo isto? E se existe alguém, como ele é? Ele tem um propósito para esse mundo? Ele tem um propósito para mim nesse mundo? Ele tem um propósito para mim além desse mundo?”
- Vídeo ESPERANÇA, Introdução
Observe e considere
Essas perguntas no início de A ESPERANÇA não são novas. Por muito tempo as pessoas têm questionado o significado e propósito de suas vidas e a presença de um criador divino. Para muitos, as perguntas sobre o propósito da vida e a existência de Deus são inseparáveis. Até mesmo Bertrand Russel, famoso escritor ateu do século 20, disse certa vez: “A menos que se pressuponha a existência de um Deus, , a questão do propósito da vida não faz sentido.”1
Por que um ateu confesso faria essa declaração? Porque propósito implica em intenção, e intenção implica em plano. E se há um plano para este mundo, então também deve haver um planejador. Nesse caso, talvez haja perguntas ainda mais básicas do que a questão do propósito da vida.
Será que existe um Planejador... e será que esse Planejador pode ser conhecido? O propósito de A ESPERANÇA não é provar que Deus existe... e sim, revelá-lo. Como diz o narrador no início do vídeo, “para aqueles que procuram respostas, para aqueles que estão ouvindo, há uma voz.”
E você? Está ouvindo? Talvez já tenha concluído que Deus não existe, ou talvez creia que há um Deus, mas não tem certeza de como Ele é. Antes de prosseguir, talvez você deva se perguntar: “Será que estou realmente ouvindo? Será que existe algo sobre Deus que eu ainda não ouvi ou compreendi?”
Existe um versículo na Bíblia que nos diz que Deus já fala há muito tempo, mas nem sempre o homem Lhe deu ouvidos ou recebeu Sua mensagem.
Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se. (Romanos 1.20-21).
Deus não está calado. Desde o início dos tempos Ele tem falado através da criação. E por todo este tempo, em vez de simplesmente receber essa revelação e honrar a Deus, as pessoas decidiram o que pensar a respeito dele. Como vemos no versículo de Romanos 1, os resultados dessa especulação são fúteis. Se continuarmos a ler Romanos 1, veremos que essa especulação é desastrosa.
Durante o nosso estudo, você está disposto a considerar como Deus se revela (ou descobrir mais a respeito dele)? Você concorda em ouvir ao invés de insistir em suas próprias ideias ou especulações sobre Deus? Se estiver disposto, esse guia de estudo pode transformar-se numa aventura de fé.
Pergunte e Reflita
- Algumas pessoas ouvem somente o que querem (ou precisam) ouvir... outros nem sequer querem ouvir. Vamos examinar algumas coisas que poderiam impedir uma pessoa de escutar e realmente ouvir a Deus:
- Orgulho – A necessidade de estar no controle.
- Modo de vida – Comportamento que instintivamente sabemos ser inaceitável a Deus, mas que não queremos mudar.
- Feridas – Experiências dolorosas do passado que nos impedem de confiar nos outros.
- Que mais pode impedir uma pessoa de escutar e realmente ouvir a verdade sobre Deus?
- Como você responderia à pergunta: “Qual é o propósito da vida?” Ou, mais especificamente: “Qual é o propósito da sua vida?”
Decida e aja
Outro versículo bíblico diz: “Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração” (Jeremias 29.13).
Não importa onde você está em sua jornada com Deus, esse versículo é para você. Talvez você esteja fazendo perguntas sobre a existência de Deus, ou talvez já se considere um crente, mas deseja conhecer a Deus mais intimamente. Ele promete que se deixará achar quando o buscarmos de todo coração.
Quando começar este estudo, esteja disposto a deixar Deus mostrar-lhe quem Ele é, e descobrir coisas novas sobre Deus e sobre você. Decida “procurar de todo coração” e escreva uma declaração de intenção neste sentido:
Ao começar este estudo de A ESPERANÇA, vou...
Footnotes
1Dr. Hugh Moorhead, The Meaning of Life (Chicago Review Press, December 1988). Dr. Moorhead, a philosophy professor at Northeastern Illinois University, once wrote to 250 of the best–known philosophers, scientists, writers, and intellectuals in the world, asking them, “What is the meaning of life?” Their responses are published in this book.