Abraão – Conhecendo o fim antes do começo
Ele viveu o que Deus já havia lhe mostrado.
INTRODUÇÃO
Então o Senhor lhe disse: "Saiba que os seus descendentes serão estrangeiros numa terra que não lhes pertencerá, onde também serão escravizados e oprimidos por quatrocentos anos. Mas eu castigarei a nação a quem servirão como escravos e, depois de tudo, sairão com muitos bens. Você, porém, irá em paz a seus antepassados e será sepultado em boa velhice”.
– Gênesis 15: 13 – 15
Deus prometeu abençoar Abraão e, através dele, abençoar todas as nações da terra. Deus fez o mesmo tipo de promessa ao filho de Abraão, Isaque, e ao filho de Isaque, Jacó.
– A ESPERANÇA, Capítulo 6
Observe e considere
Nas lições 26 – 30 estudamos Abraão e alguns acontecimentos em sua vida. Vimos que Deus chamou Abraão e prometeu abençoá-lo para que pudesse ser uma benção a todas as nações. Antes de prosseguir, analise estes aspectos sobre a bênção prometida por Deus:
- Ainda que a bênção tenha vindo por intermédio de Abraão, ela é para todos que estão dispostos a recebê-la pela fé.
- O nome que a Bíblia dá a essa promessa de bênção é aliança.1 Quando Deus faz uma aliança,2 isso equivale a uma promessa irrevogável de que Ele fará o que disse. Deus fará o que for preciso realizá-la.
- Deus, que é eterno, onisciente e onipotente 3 não está quebrando a cabeça para descobrir como irá cumpri-la. Ele já planejou cada detalhe. Isto se tornará cada vez mais evidente ao longo das próximas lições.
Ao continuarmos no estudo da A ESPERANÇA, veremos que Deus fez a mesma “espécie” de promessa a Isaque, filho de Abraão, e ao filho de Isaque, Jacó. Usando a palavra “espécie” A ESPERANÇA leva em conta o fato que, ainda que Deus tenha ter usado palavras diferentes, essa é essencialmente a mesma promessa que foi transferida aos descendentes de Abraão. De certo modo eles fazem parte da promessa de Deus a Abraão.
Como observamos, Deus já planejou o cumprimento dessa promessa em todos os seus detalhes. Para entender isto melhor, vamos voltar para Gênesis 15. Aqui lemos que Deus declarou Abraão justo (Lição 27). Ainda neste capítulo, vimos que depois de fazer Abraão cair num sono profundo sono, Deus deu-lhe uma visão detalhada do que haveria de vir – não apenas durante a sua vida, mas nos séculos seguintes!
Esta visão está registrada no texto acima. Note como ela é específica.
- Os descendentes de Abraão seriam estrangeiros numa terra que não lhes pertencia.
- Eles seriam escravizados e oprimidos por quatrocentos anos.
- No final Deus julgaria a nação que os escravizara.
- Depois do julgamento de Deus, os descendentes de Abraão sairiam dessa terra com riquezas.
- A vida do próprio Abraão terminaria em paz e em idade avançada.
Tenha em mente que Abraão teve essa visão antes do nascimento de Ismael, antes do nascimento de Isaque, e antes de Deus providenciar um sacrifício no lugar de Isaque.
O plano de Deus é maior que qualquer pessoa. Talvez essa leitura o ajude a compreender como Abraão podia estar tão seguro quando disse a Isaque: “Deus proverá para si o cordeiro.” Abraão havia visto o fim no início. Ele sabia que a preservação de Isaque era essencial para o cumprimento da promessa de Deus. Em certo sentido, o restante de sua vida seria simplesmente experimentar o que Deus já havia revelado.
Até o final deste capítulo veremos como Deus concretizou a visão de Abraão. Pode ser que você já tenha ouvido o ditado “Deus está nos detalhes.” Bem, esperamos que até o fim desse capítulo, ao examinarmos os detalhes, vejamos grandes provas da presença e do poder de Deus!
Pergunte e reflita
- Saber que Deus tem um plano detalhado para este mundo e todos que vivem nele deveria fazer alguma diferença?
- Lembre-se de que quando Deus deu a Abraão a visão do futuro, Abraão viu o fim no começo. Através das promessas de Deus na Bíblia, Deus mostra a cada um que confia Nele o fim da Sua história. Sabemos que uma vida de fé em Deus termina com Ele no céu. Como esse conhecimento deveria nos afetar?
- Apesar das promessas de Deus, você se preocupa com o futuro? Por que?
Decida e aja
Quando Deus faz uma promessa, Ele fará o que for preciso para cumpri-la. Ele moverá indivíduos ou até mesmo nações, se necessário. À luz dessa verdade, procure descobrir as centenas de promessas contidas na Palavra de Deus que foram escritas para aqueles que Nele confiam, e aprenda a confiar e descansar nessas promessas, sabendo que Ele é sempre cumpre Sua Palavra.
For Further Study
- Dr. Charles Stanley, God’s Promises. InTouch Ministries. (http://ww2.intouch.org/site/c.7nKFISNvEqG/b.1034467/k.9C8E/Gods_Promises.htm). Retrieved October 11, 2006.
Footnotes
1Matthew Slick, Covenant, Christian Apologetics and Research Ministry. (http://www.carm.org/doctrine/covenant.htm). Retrieved on October 11, 2006.
2GotQuestions.org, What are the Different Covenants in the Bible? (http://www.compellingtruth.org/covenants-in-the-Bible.html). Retrieved June 17, 2014.