A Lei – Uma tarefa sagrada , um chamado santo | A Esperança

A Lei – Uma tarefa sagrada , um chamado santo

A Lei – Uma imagem do caráter santo de Deus.


INTRODUÇÃO

Logo Moisés subiu o monte para encontrar-se com Deus. E o Senhor o chamou do monte, dizendo: "Diga o seguinte aos descendentes de Jacó e declare aos israelitas: ‘Vocês viram o que fiz ao Egito e como os transportei sobre asas de águias e os trouxe para junto de mim. Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Embora toda a terra seja minha, vocês serão para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa’. Essas são as palavras que você dirá aos israelitas". 

Moisés voltou, convocou as autoridades do povo e lhes expôs tudo o que o Senhor havia-lhe mandado falar. O povo todo respondeu unânime: "Faremos tudo o que o Senhor ordenou". E Moisés levou ao Senhor a resposta do povo.

– Êxodo 19.3–8 

Depois de tirar o povo hebreu do Egito, Deus o guiou o pelo deserto até um monte chamado Sinai. Foi ali que Deus disse que se o povo de Israel Lhe obedecesse,  seria abençoado como Sua propriedade preciosa e O  representaria diante de todas as nações da terra. O povo disse que faria tudo o que Deus mandasse. E foi assim, com relâmpagos e trovões, fogo e fumaça, que Deus desceu sobre a montanha. E Moisés subiu ao monte para encontrar-se com Deus. Sobre  tábuas de pedra, Deus escreveu leis pelas quais o povo devia viver e ser abençoado. Ele as deu a Moisés, a fim de que este as transmitisse ao povo hebreu.. Era uma responsabilidade sagrada, um chamado santo. Porque essas leis eram os caminhos de Deus.

– A ESPERANÇA, Capítulo 7

Observe e considere

Que honra! Que responsabilidade! Por intermédio  de provações e triunfos milagrosos, o povo hebreu tinha sido separado de todas as outras nações da terra para firmar uma aliança com Deus. Essa aliança baseava-se na Lei de Deus dada ao povo hebreu através de Moisés no Monte Sinai. Conhecida como os Dez Mandamentos, essa Lei está registrada em Êxodo 20.1– 7 e Deuteronômio 5.6–21. Nessa aliança Deus prometeu que se o povo hebreu obedecesse à Lei, seria o Seu povo e Ele os abençoaria. Se eles desobedecessem à Sua Lei, Ele os puniria. As bênçãos e as maldições associadas a essa aliança estão detalhadas em Deuteronômio 28.

Embora essa aliança se aplique primeiramente ao povo hebreu e seu relacionamento com Deus,  o significado final desse acordo estende-se ao mundo inteiro. Na passagem de Êxodo 19 mencionada acima, Deus promete que se o povo de Israel lhe obedecer, passará a ser “um reino de sacerdotes” para Deus. Basicamente um sacerdote é um intermediário entre Deus e homem. Um sacerdote dirige o povo a Deus e é o representante de Deus perante o povo.

A Lei representava os caminhos e os desejos de Deus para o homem. Enquanto o povo hebreu obedecesse à Lei, representaria a vontade e os caminhos de Deus para o mundo ao seu redor. E quando representassem a Deus, seguindo fielmente a Sua Lei, Deus prometeu abençoá-los para que o mundo viesse a saber como Deus é! Simplificando, a aliança de Deus não se refere apenas ao povo hebreu sendo abençoado, trata-se do mundo vendo Deus através da fidelidade do Seu povo.

Como você se lembra de nosso estudo sobre a aliança de Deus com Abraão na Lição 31, talvez esteja se perguntando como isso que estamos estudando hoje pode ser uma aliança. Na lição sobre Abraão, definimos uma aliança como uma promessa incondicional e irrevogável de Deus. Na aliança que estudamos hoje, o povo hebreu recebe a promessa de bênçãos “se” obedecer. A sua bênção não é incondicional. Ela depende da sua obediência. Contudo, continua sendo uma aliança porque não importa quantas vezes o povo hebreu esteja longe de cumprir a Lei de Deus, ele sempre será abençoado quando voltar a Deus e a lhe obedecer. Deus nunca chegará ao ponto de “descartar” seu povo. Nesse sentido, podemos dizer que a aliança é a promessa incondicional e irrevogável de Deus para abençoar o povo de Israel se este Lhe obedecer e puni-lo se desobedecer – mas nunca de abandoná-los!

Pergunte e reflita

  • Ao ler a narrativa bíblica com atenção, você verá que o povo hebreu concordou em firmar a aliança com Deus (Êxodo 19:8) antes de receber a Lei (Êxodo 20.1-17 e Deuteronômio 5.6–21). Em outras palavras, eles se comprometeram a fazer o que quer que Deus pedisse antes mesmo de saberem o que Ele pediria. Em sua opinião, por que eles fizeram isto?
  • Você estaria disposto a se comprometer com o que quer que Deus pedisse de você antes de saber o que é? Por que sim ou por que não?
  • O Novo Testamento ensina que todos que confiam e seguem ao Deus da Bíblia são sacerdotes (1 Pedro 2.9) e embaixadores (Efésios 6.20) de Deus. Assim como a Lei dada ao povo hebreu, essa tarefa é uma missão sagrada. Você está pronto para essa missão? Explique.

Decida e aja

O povo hebreu foi rápido ao aceitar a oferta de Deus para firmar uma aliança com Ele, mas não tinha uma ideia muito clara de Deus. Não somente Deus os livrara do Egito, mas nos dias que se seguiram àaquele milagre, eles viram  mais milagres enquanto viajavam por uma terra desconhecida:

  • Êxodo 13.21 – Deus guiou-os com uma coluna de fogo durante a noite e uma nuvem de dia.
  • Êxodo 16.13 – 15 – Deus forneceu uma porção diária de um alimento semelhante a pão, chamado maná. 
  • Êxodo 17.6 – Deus providenciou água de uma rocha.
  • Êxodo 17.9 – 13 – Deus deu-lhes graça para derrotar um exército. 

Deus confirmou Suas palavras vez após vez para o povo hebreu. Ele provou ser Deus, e Ele provou ser bom! Por essa razão, Seu povo estava pronto a dizer sim a Deus, não importa o que Ele pedisse.

Nós também podemos conhecer os milagres de Deus e familiarizar-nos com a Sua provisão e promessas ao estudar a Sua Palavra, a Bíblia. A Bíblia é a imagem daquilo que Deus deseja que vejamos! Ela registra tudo que o povo hebreu experimentou ...e muito mais! Se você deseja ver Deus em ação, seja um estudante da Sua Palavra.

For Further Study

  • Covenant in the Bible. (Preceptaustin, 2006). (http://www.preceptaustin.org/covenant_in_the_bible.htm). Retrieved October 18, 2006. This site provides in Table form a summary of the foundational biblical truths of various Biblical Covenants.
  • John Piper, Why the Law Was Given, A Sermon Given November 15, 1981. (© Desiring God, 2006). (http://www.desiringgod.org/ResourceLibrary/Sermons/ByTopic/11/320_Why_the_Law_Was_Given/). Retrieved October 18, 2006.
  • Philip Yancey and Brenda Quinn, Meet the Bible: A Panorama of God’s Word in 366 Daily Readings and Reflections (Zondervan, 2000).
  • The Bible Gateway, A Searchable Online Bible. (http://www.biblegateway.com). Retrieved October 17, 2006. The Bible Gateway is a tool for reading and researching scripture online –– all in the language or translation of your choice! It provides advanced searching capabilities, which allow readers to find and compare particular passages in scripture based on keywords, phrases, or scripture reference.